6° ANIVERSÁRIO DO CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO
MENSAGEM DO
CORONEL ADILSON LUIS FRANCO NASSARO
CHEFE DO CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Desde primitiva era, a comunicação é o mais eficaz mecanismo
de aproximação e de desenvolvimento de pessoas e de grupos. É um instrumento
social primário do qual provém, basicamente, todas as formas de interação
humana.
Ao se espraiar por outras áreas do conhecimento, a
palavra “comunicação” – do latim communicare,
que sugere participar, saber, tornar comum – foi perdendo sua nitidez e
rigorismo conceitual. Hodiernamente, fala-se em comunicação de massa,
comunicação empresarial, interpessoal, corpórea, jornalística, audiovisual etc.
Em outras palavras, o termo pode ser aplicado a tudo o que signifique contato,
relação, união, entendimento, convívio. Daí porque denominar “comunicação social”,
do ponto de vista sociológico, todo o processo genérico no qual um emissor –
pessoa ou organização – transmite conteúdo informativo a um conjunto de
pessoas.
O conceito de Aristóteles é bem parecido. Para ele, a
comunicação é um processo de persuasão segundo o qual o emissor transmite
estímulos para modificar o comportamento do receptor. Dito de outro modo,
comunicar é a busca contínua do convencimento, ou ainda, a tentativa insistente
de influir ou modificar a percepção do receptor, tornando-a sugestivamente
favorável.
No setor privado, o alvo desse processo está
relacionado com o lucro e com a satisfação do cliente. Por sua vez, no setor
público, as organizações têm por escopo alcançar a legitimidade e o
reconhecimento por meio das suas ações comunicacionais.
Em ambos os setores, é consenso entre os especialistas
que a Comunicação Social deve estar ligada ao primeiro escalão da empresa.
Ainda assim, ela sempre terá as características de uma atividade-meio, de tal
modo que toda ação de comunicação social tenha como pressuposto promover,
sempre, um bem ou alvo de maior relevância.
Na Polícia Militar, todo o produto de comunicação social – campanhas, eventos, projetos, peças publicitárias, notas de imprensa, entre outros – deve ser desenvolvido para alcançar o objetivo de preservar e elevar a imagem institucional, que é o nosso patrimônio coletivo intangível. Com isso em mente, a “razão de ser” do Centro de Comunicação Social foi criteriosamente escrita da seguinte forma, ainda sob a chefia da Coronel PM Maria Aparecida de Carvalho:
Nossa Missão – proteger a
imagem e a reputação da Polícia Militar; promovendo a dignidade e a autoestima
do policial militar; contribuindo para melhorar a sensação de segurança da
comunidade.
Ainda, como descritivo do Centro de Comunicação Social
temos como:
Visão de
futuro – ser reconhecido como referência de órgão de comunicação institucional
e social no setor público.
Valores – respeito e
amor à profissão policial-militar; a ideia de que a comunicação sempre será
parte integrante da solução de um problema; a certeza de que a criatividade e a
oportunidade transformam situações; a agilidade, transparência e compromisso
com a verdade; a união de esforços e o trabalho em equipe.
Nessa filosofia gerencial, elegemos, neste ano de
2016, um conjunto de 45 metas de trabalho relacionadas a três eixos
fundamentais, harmonizados com as prioridades definidas pelo Comandante Geral,
que orientam os nossos esforços e iniciativas, a saber:
1º eixo - Polícia
Militar 185 anos: ações voltadas à difusão do ano comemorativo, divulgando
os valores e a importância da nossa Instituição no ordenamento social.
História: passado, presente e futuro de uma Instituição eficiente e perene, com
a promoção da autoestima dos policiais militares.
2º eixo - Preservação da vida: como campanha
permanente dirigida aos nossos policiais militares, com ações capazes de
promover os estatutos internacionais de Direitos Humanos e o compromisso com a
preservação da vida;
3º eixo - A Confiança
na Polícia Militar: voltada a todos os cidadãos com a mensagem de fidelização
por meio do slogan “Você Pode Confiar”, em ações capazes de reforçar o conceito
de polícia cidadã.
Enfim, o Centro de Comunicação Social continuará em
sua trajetória de sucesso, contribuindo para que a marca “Polícia Militar” seja
cada vez mais forte e mais respeitada. E, na passagem deste sexto aniversário
do CComSoc, não poderíamos deixar de render nosso preito de gratidão a todos os
Oficiais e Praças veteranos do original “Setor de Relações Públicas” do
Comando, da 5ª EMPM e do CComSoc, os quais edificaram, ao longo do tempo, a
comunicação social como atividade técnica, organizada e, sobretudo,
indispensável em nossa Instituição.
Parabéns a
todos por este dia! Parabéns ao Centro de Comunicação Social da Polícia Militar
do Estado de São Paulo, por mais um ano de existência! Vamos continuar
trabalhando juntos em busca de uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais
segura.
Encerro este registro com uma frase de John Milton,
que serve, não apenas para o CComSoc, mas para todos nós, em qualquer momento
da vida. A frase é a seguinte: “quanto mais comunicamos o bem, mais abundante
ele fica”.
Continuemos, então, a comunicar o bem onde quer que
estejamos!
#podeconfiarpmesp
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP
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