O QUE A PMESP E A CIDADE DE CRUZEIRO TÊM EM COMUM? MUITA COISA...



Na última quarta-feira (9) o Comando Geral da PMESP teve a honra de receber uma comitiva da cidade de Cruzeiro, composta pelo Diretor de Turismo, Sr. Antônio Gonçalves, Diretora de Cultura, Sra. Rita Giupponi, Produtora de Teatro, Nara Héllen e pelo Professor de História, Carlos Felipe do Nascimento.

Inicialmente foram recepcionados pela Cap PM Ana Paula. Posteriormente, reuniram-se com a Ten Cel PM Geórgia e Cap PM Sérgio Marques, todos do Centro de Comunicação Social- CComSoc. Durante a reunião foram discutidas tratativas sobre o possível apoio que a PMESP prestará nas comemorações da Revolução Constitucionalista nesse ano na cidade. Como preconiza a Lei nº 13.203/08, o Município de Cruzeiro recebe o “Título Honorífico de Capital da Revolução Constitucionalista de 1932”, a ser comemorado, anualmente, no dia 9 de julho.



O município, que é limítrofe da cidade de Passa Quatro (MG), teve papel fundamental durante o Estado de beligerância. As cidades-irmãs testemunhas aqueles tristes e inesquecíveis dias beligerantes entre irmãos, opostos, cada qual defendendo um lado da trincheira.  Lá se localiza o famoso “Túnel da Mantiqueira.” Entre julho e meados de setembro de 1932, a região foi palco de inúmeras histórias de sacrifício durante a Campanha. Muitos membros da Força Pública, atualmente PMESP, em destaque, os atuais 5° BPM/I (atual sede em Taubaté, responsável pelo policiamento em parte do Vale do Paraíba) e do 2º BPM/M (realiza o policiamento de parte da zona leste da Capital), doaram suas vidas em holocausto pela causa Constitucionalista. 02 de outubro de 1932, data oficial do armistício, quando as armas foram substituídas pela razão, mais uma vez o destaque para Cruzeiro, pois sua assinatura se deu em na Escola Arnolfo Azevedo, região central da cidade, ainda hoje em plena atividade educacional.

Além das instalações do Quartel General, a comitiva conheceu as novas instalações do COPOM/SP, recepcionados pelo Cap PM Razuk, do Comando de Policiamento da Capital - CPC.



Por fim, para abrilhantar os corações e mentes de nossos visitantes, o CComSoc ainda direcionou-os para uma visita ao Obelisco do Ibirapuera, que guarda os restos daqueles que defenderam e lutaram pelos ideais Democráticos e Constitucionais. Em “Terreno Sagrado” foram recebidos pelo Srs. Cel PM Ventura, Presidente do M.M.D.C, Willian Wort, além da Sra. Marinei. Lá conheceram um pouco mais sobre os personagens e História daqueles heróis....

Estamos na torcida para que as reuniões posteriores possam frutificar no mês de julho de 2016.

#podeconfiarpmesp
CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL PMESP

Comentários

Postagens mais visitadas