Coronel Gambaroni assume Comando da Polícia Militar






O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, participaram nesta quarta-feira (14) da transmissão de Comando-Geral da Polícia Militar de São Paulo para o coronel Ricardo Gambaroni. A cerimônia foi realizada na Academia do Barro Branco (APMBB), na zona norte da Capital.

"A PM tem tradição de bons comandantes, qualificados não apenas pela excepcional formação, mas também por características pessoas, como elevado espírito publico, clareza de objetivos, agilidade nas decisões, rapidez na atuação, liderança reconhecida e observância irrestrita às normas do Estado Democrático de Direito”, afirmou Alckmin.
 
O secretário Alexandre de Moraes ressaltou que o novo comandante-geral terá coragem para encarar os desafios da Polícia Militar.

"Temos que ousar e cooperar no combate à criminalidade com inteligência, tecnologia, investigação e ostensividade. Junto com o comandante, iremos ousar para que a Polícia Militar – de mãos dadas com a Polícia Civil e a Polícia Técnico-Científica – possa estabelecer novos parâmetros no combate à criminalidade”, explicou Moraes.

Currículo

Gambaroni já havia sido anunciado como novo comandante no dia 5 de janeiro, em substituição ao coronel Benedito Roberto Meira, que estava no cargo desde novembro de 2012.

O novo chefe da corporação tem 49 anos. O coronel Gambaroni ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB) em fevereiro de 1981 e se formou oficial em 1985. Ele é piloto policial de aviões e helicópteros desde 1997, quando concluiu a especialização na Escola Internacional de Aviação Policial, na Inglaterra.

Antes de ser designado por Moraes para o Comando da PM, Gambaroni comandava o Grupamento de Radiopatrulha Aérea (GRPAe). O novo comandante-geral é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (1991), especialista em Liderança e Gestão de Polícia pela Academia Nacional do FBI (2013) e possui mestrado em Tecnologia pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (2007).

 
Com experiência em policiamento estratégico, foi comandante da região de Osasco (Comando de Área Metropolitano 8) e de toda a Grande São Paulo (Comando de Policiamento Metropolitano). Foi comandante do 2º Batalhão de Choque, responsável por grandes eventos, do 6º Batalhão do Interior (Santos), do 2º Grupamento de Bombeiros e da Divisão de Tecnologia de Emergências (atual Escola Superior de Bombeiros).
 
Também possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola da Polícia Militar (1992); especialização em Combate a Incêndios Florestais pela Defesa Civil e Exército Francês (em 2000); mestrado (2004) e doutorado (2009) em Ciências Policiais pelo Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES) da PM.

Rodrigo Paneghine - SSP

COMUNICAÇÃO SOCIAL




Comentários

Postagens mais visitadas