Liberdade ou absolutismo midiático?

PM rebate comentário sarcástico de apresentador
 

 Mais uma vez, um comentário jornalístico tendencioso...

Tem sido usual por parte da Rede Globo, em seus telejornais matutinos, uma cobertura parcial dos fatos e uma clara linha editorial de ataque à imagem do Estado, sobretudo a suas polícias.

Nas vozes dos âncoras do Bom Dia São Paulo e do Bom Dia Brasil, o preconceito desmedido tem rendido declarações eivadas de escárnio, zombaria e profundo desprezo à Instituição.

Por mais que se faça, jamais estará bom, por mais que se explique, jamais se satisfará a sanha dos jornalistas.

É fato que vivemos numa democracia, que os poderes do Estado são independentes, que temos eleições livres, e uma imprensa livre. Entretanto, apesar da independência dos três poderes, existe a fiscalização, realizada por infinitas instituições, governamentais ou não, pelo povo e pela imprensa. Mas... quem fiscaliza a imprensa? Que poder maior é esse cujo exercício pleno (fundamental para a democracia, ressalte-se) não presta contas a ninguém senão a seus próprios interesses, pautados por princípios autônomos e alheios ao crivo externo. Que liberdade é essa, irrestrita e inquestionável?

A Assessoria de Imprensa da PM foi questionada por um roubo ocorrido na região do Morumbi. O pedido chegou-nos às 16h22, a resposta era solicitada para as 17h30. Uma hora e oito minutos era o tempo imposto para o atendimento ao pedido soberano da emissora.

Pois bem, a resposta seguiu, de forma cortês, como sempre, em tempo suficiente para a produção do SPTV 2ª edição, jornal que a solicitou, colocá-la no ar. A matéria não entrou naquela edição, foi deixada para o Bom Dia São Paulo.

Após trabalho intenso de levantamento estatístico, respondemos aos questionamentos, apresentamos números de produtividade, números REAIS de viaturas existentes operando e o NÚMERO OFICIAL de ocorrências, apontando a subnotificação, ou seja, a ausência total de registro de ocorrência de roubo na rua mencionada.

É possível falarmos em democracia quando um poder age de forma autocrática? Essa é a conduta de alguns órgãos de imprensa. À primeira crítica a suas ações, vêm logo as veementes contestações à suposta restrição ao trabalho de imprensa livre.

Queremos, sim, uma imprensa livre, mas não uma imprensa impune.

Abaixo, nossa nota de resposta à Rede Globo. Em seguida, a reportagem e os comentários, em tom sarcástico, por parte do apresentador. A reflexão fica a cargo de cada um.

ESCLARECIMENTO

A Polícia Militar esclarece que realiza o policiamento ostensivo preventivo no Morumbi, por meio dos mais diversos programas de policiamento existentes na Instituição (Rádio Patrulhamento, Força Tática, ROCAM), sempre objetivando a diminuição dos crimes. A Instituição conta com várias equipes atuantes na região, para exemplificar, somente viaturas 4 rodas, a 5ª Cia contabiliza 07 veículos, sem contar as Bases Comunitárias de Segurança Móveis e as motocicletas (ROCAM) que guarnecem a região.

Em 2014, até a presente data, os policiais militares da 5ª Companhia do 16º BPM/M, responsáveis pelo policiamento naquela região, tiveram a seguinte produtividade:
• 25 flagrantes roubos,
• 03 flagrantes de furto de veículos,
• 05 flagrantes de roubo de veículos,
• 10 armas apreendidas,
• 9 condenados capturados.

Quanto à rua Dr. Mário Vatanabe, fato importante registrar é que neste ano (2014), até a presente data, não há registro do crime roubo nessa rua. Nem mesmo o informado pela reportagem, de 28/02, foi registrado pela vítima no D.P.

É imprescindível que as vítimas relatem ao 190 os crimes sofridos. E também registrem os fatos na Polícia Civil. Somente com essa informação o comandante local poderá destinar patrulhamento para as regiões que mais precisam.

Cabe salientar que a PM vai levar em consideração as informações dos cidadãos expressas na reportagem para planejamento do policiamento na região.

Clique e veja a reportagem.
 

COMUNICAÇÃO SOCIAL

Comentários